Tem havido uma iniciativa por parte de alguns irmãos da igreja de reunir-se para orar antes do culto vespertino. Trata-se de um grupo de cerca de 5 a 10 irmãos que rogam a Deus que abençoe o culto, a mensagem, as famílias ali presentes, os visitantes, o pastor. É uma ação tão singela e discreta que pode até passar desapercebida, mas qual será a eficiência e importância do que estão realizando?
Creio que o ato de orar antes do culto significa uma coisa: Se Deus não estiver conosco, tudo será inócuo, vazio, sem sentido. Significa que estamos sob a total dependência do Senhor até mesmo para cultuá-lo. Se Ele não agir sobre nós, até a nossa oferta é ineficaz, indevida, imprópria, e, portanto, inaceitável. Dependemos dEle. Se o Senhor não se manifestar, nada irá acontecer. O coração entra vazio e sai vazio. Precisamos de poder vindo do alto para que o culto não seja uma mera repetição de um ritual dominical, pura palha.
“Porque o nosso evangelho não chegou até vós tão-somente em palavra, mas, sobretudo, em PODER, no Espírito Santo” (1Ts 1.5). “Mas recebereis PODER, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas” (At 1.8) “O Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ENSINARÁ todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito” (Jo 14.24). O livro de Atos registra que o resultado de uma reunião de oração foi que “todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com intrepidez, ANUNCIAVAM a palavra de Deus” (At 4.31).
A Igreja de Cristo é a Igreja onde o Espírito atua. Onde o Consolador está, há poder! Por esta razão, um culto abençoado é aquele onde os adoradores se colocam desde o início em submissão ao Senhor e por Ele são guiados e alimentados. A oração antes do culto nos enche do Espírito, e é isto que nos capacita a realizar as obras que agradam a Deus. É desta maneira que um culto deixa de ser um mero ritual, para ser experienciado em poder transformador!
Queridos irmãos, continuem a orar! Por favor, continuem!