Friday, May 20, 2011
A Vida tem Graça?
Templo em Ruínas?
Em Ageu, o segundo menor livro do Antigo Testamento, encontramos uma poderosa mensagem sobre a necessidade de revermos as prioridades e investimentos de nossa vida.
Tudo aconteceu no ano
Neste ínterim, Deus manda seu profeta Ageu para lhes transmitir uma mensagem de reorganização de suas agendas. “Este povo diz: Não veio ainda o tempo, o tempo em que a Casa do SENHOR deve ser edificada.” (Ag 1.2) [Eu, entretanto, digo:] “Subi ao monte, trazei madeira e edificai a casa; dela me agradarei e serei glorificado, diz o SENHOR.” (Ag 1.8) Em outras palavras, o profeta estava dizendo: Dêem a Deus o primeiro lugar em suas vidas! E façam isto agora! De outro modo, continuarão a sofrer pelas más colheitas.
O melhor desta história é que o povo todo acordou para a realidade, ou melhor, foram despertados (Ag 1.14) Poucos dias depois reiniciaram a obra que estava parada há 14 anos.
Amado(a) leitor(a), esta obra que deve ser priorizada hoje é a sua vida de comunhão com Deus e o seu envolvimento no Seu serviço. A Bíblia define o templo hoje como sendo o nosso corpo (“Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” (1Co 31.6) e também a Igreja (“Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.” (2Co 6.16).
Como está o seu templo? Precisando de uma reforma? Este é o momento de se dispor. O Senhor ordena: “Subi ao monte, trazei madeira e edificai a casa”. Não há tempo a esperar! Disponha-se!
Friday, May 6, 2011
Eva, a Primeira Mãe
A primeira grande mãe da Bíblia, sem qualquer dúvida, foi Eva, pois ela foi a mãe de todos os seres humanos que já existiram e que irão existir. Seu nome significa “vida” e ela foi a primeira a experimentar o sentimento de ser mãe ao dar à luz a uma criança. Eu fico pensando se ela imaginava o que seria enfrentar um parto. Afinal ninguém havia feito isso antes! Ela não teve ao seu lado a própria mãe e nem mesmo a sogra para poder ajudá-la no nascimento ou no cuidado do bebê; nem ao menos um único médico, ou sequer uma simples anestesia! O único que estava ali por perto era o seu marido, e completamente inexperiente naquela missão! Eu também fico imaginando se jamais passou pela mente dela a importância e a influência de sua tarefa como mãe.
Ela teve três filhos mencionados por nome nas Escrituras: Caim, Abel e Sete. Gênesis 5.4 nos diz que Adão e Eva tiveram muitos outros filhos e filhas em sua vida, mas deixemos esses de lado para focar apenas nesses três conhecidos. Caim assassinou Abel. Assim, Eva não é apenas a primeira mãe, mas também a primeira mãe a sofrer na pele a perda de um filho por assassinato, e de ser, ainda, a mãe de um homicida. Por causa dessa tragédia familiar, ela acabou perdendo dois filhos porque o próprio Caim deixou seus pais e passou a ser um errante pela terra. Apenas Sete permaneceu, e foi através dele que se começou a invocar o nome do Senhor. Sem dúvida, a fé de Sete veio de seus pais que lhe transmitiram conhecimento acerca de Deus.
Eva, então, é símbolo da própria maternidade, em todo o seu privilégio e toda a sua dor ao mesmo tempo. Todas as mães são imperfeitas como Eva, sofrem como ela por seus filhos, às vezes lutam praticamente sozinhas como ela, mas todas têm em comum o fato de que Deus as agraciou com a mais maravilhosa missão entre os seres humanos, a de ser, com o seu próprio corpo, um abrigo para a formação de um novo ser, uma fonte de nutrientes, de calor, e principalmente de amor, para que a primeira experiência da existência humana seja a mais completa e agradável possível. O Salmo 139 retrata este momento de forma maravilhosa: “Pois tu formaste o meu interior, tu me teceste no seio de minha mãe”.
Delas, um dia, dependemos visceralmente para viver. Os laços com a mãe são, por esta razão, muito fortes e permanentes. A elas devemos nossa vida. A elas dedicamos todo o nosso amor e carinho. A Deus toda a glória por ter criado nossas queridas mães.