Friday, May 20, 2011

A Vida tem Graça?

Creio que essa é uma pergunta que despertará diferentes reações. Para a maioria, a resposta é: Depende! Se as circunstâncias forem favoráveis, podemos achar que a vida tem graça. No entanto, nos muitos momentos difíceis, é provável que não achemos muita graça, especialmente se os fatos envolverem dor e sofrimento. Como achar graça naquilo que é ruim?

Para outros, entretanto, a vida parece engraçada. São aqueles que normalmente levam tudo na esportiva. Procuram sempre manter o bom humor a despeito das circunstâncias. Você conhece alguém que faz piada até em enterro? Parecem não se abalar nem mesmo com as mais terríveis notícias. Estão sempre distribuindo alegria. Quem não gosta de estar ao lado de alguém assim? Os humoristas são profissionais nessa atividade.

Qual será o segredo para alguém ser assim? Creio que a fonte mais comum seja a resignação. “A gente ri para não chorar!”, é o que se diz. É verdade, mas o problema com esse tipo de alegria é que ele, comumente, é apenas uma máscara que disfarça o verdadeiro estado do coração. Além disso, ninguém pode ser uma fonte perene de alegria, força e perseverança. Em algum momento os recursos próprios se esgotam.

A mensagem que aprendemos de Jesus é que a vida, originalmente tão fascinante, perdeu a graça quando preterimos o Autor da Vida e resolvemos seguir nossos próprios caminhos. A vida sem Deus é vazia e sem significado, uma sucessão de dias e atividades com um fim esperado e sempre doloroso. Rir disso é mero paliativo, simples anestésico que disfarça a angústia mais íntima da alma.

Cremos que só em Jesus Cristo há sentido e plenitude para a vida. Ele diz: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”. Com Ele, não precisamos disfarçar nossas dores internas, mas tratá-las. Ele convida: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma”. Somente quem é a fonte da vida pode dizer: “se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus [...] É preciso nascer de novo”.

Se você está em busca de paz e sentido para a vida, saiba que Cristo foi enviado pelo Pai para que “todo aquele que nEle crê, não pereça, mas tenha a vida eterna”. Trata-se de uma oferta para que você possa ter vida e vida eterna a partir de agora, a partir do seu novo nascimento pela fé nEle. Tome esse passo agora! Sem Ele, a vida não tem a menor graça.

Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva” (Jesus)

No comments:

Post a Comment