Friday, August 13, 2010

Mês de Missões

A Igreja Presbiteriana do Brasil celebra o mês de Agosto como o mês de Missões. A razão disto é porque há 151 anos, no dia 12 de agosto, deu-se início em solo brasileiro a grande aventura missionária de um jovem de 26 anos, vindo de Baltimore, nos EUA. Seu nome é Ashbell Green Simonton. A partir daquele instante em que pisou aqui, iniciou-se a obra de plantação de uma semente que germinou e cresceu até se transformar em uma igreja que conta hoje com cerca de 900 mil membros em todo o Brasil. Louvamos a Deus por isso!

Desfrutamos, assim, da sombra da árvore que alguém plantou há tanto tempo atrás, e devemos glorificar a Deus por isso, mas precisamos nos conscientizar de que esta história não para por aí, porque hoje, eu e você somos os responsáveis por levar esse estandarte adiante, pois, passados tantos anos, há muitos lugares ainda não alcançados no mundo e até mesmo em nossa própria pátria. Assim, somos a geração que recebeu muito para poder fazer mais pelo Senhor. Fomos privilegiados para poder abençoar outros.

Se voltarmos aos idos de 1859, ano de chegada de Simonton, veremos um Brasil com recursos básicos extremamente precários (o famoso sanitarista Oswaldo Cruz nasceria apenas 13 anos depois!). Imagine as condições de higiene, saúde, transporte, comunicação, etc naquela época! Imagine como doenças como malária eram capazes de dizimar milhares, atingindo, inclusive, o próprio Simonton.

Foi nestas circunstâncias que aquele jovem deixou todo o conforto de seu lar para levar a um país colonial o evangelho da cruz de Cristo. Hoje, diante de um contexto radicalmente diferente de vida, de recursos infinitamente maiores e desafios igualmente gigantescos, temos a missão de proclamarmos em alto e bom som as virtudes daquele que nos chamou das trevas para sua maravilhosa luz! Prossigamos, então, com amor, fé e intrepidez, a levar o evangelho de salvação a todos os povos, até a volta do Senhor Jesus! Como geração abençoada, abençoemos aqueles que ainda estão por vir!

No comments:

Post a Comment