Thursday, April 7, 2011

Tragédia em Realengo e a Páscoa


É difícil passar uma semana sem ouvir uma trágica notícia. Desta vez há um gosto mais amargo por ter envolvido crianças inocentes dentro de uma escola, e pela gratuidade e brutalidade em que morreram ou foram feridas. Tragédias como esta nos chocam por sua inexplicável hediondez. Como compreender que um ser humano seja capaz de se tornar uma criatura tão má e perigosa? É certo que nos próximos dias conheceremos muitas das causas aparentes que levaram Wellington Menezes de Oliveira a cometer essa barbárie. No entanto, não devemos desprezar as realidades espirituais que este detestável fato nos ensina:

Temos um problema de coração. Quando Jesus afirma que “do coração do homem procedem os maus desígnios... [como] os homicídios...” (Marcos 7.20) ele quer dizer que existe em cada um de nós um homicida em potencial. A falta de amor ou indiferença por qualquer semelhante já é um indício dessa propensão pecaminosa que existe internamente. Diante de Deus, basta sermos tomados pela ira contra alguém para cometermos assassinato dentro do coração (Mateus 5.22). No caso daqueles que praticaram um ou vários crimes de sangue, vemos a potencialização do mal, que transforma uma chama em um fogo incontrolável. Devemos dar graças a Deus continuamente por impedir com que o ser humano use todo o seu poder destruidor contra si próprio. Em seu governo, Deus preserva a cada um de nós (Salmo 124).

Este mundo jaz no Maligno. Há certas situações extremas que nos levam a reconhecer que algo maior agia por detrás de uma simples mente humana. Pense em Hitler, por exemplo, Mao-Tse-Tung, ou até em um Saddam Hussein. Como alguém pode ser capaz de cometer atrocidades contra a humanidade sem qualquer remorso? A Bíblia atribui a esses eventos, além do pecado, a ação do poder destruidor do Arqui-inimigo de nossas almas. Em 1João 3.12 lemos: “Caim, que era do Maligno e assassinou a seu irmão; e por que o assassinou? Porque as suas obras eram más”. Perceba que há uma combinação entre a responsabilidade de Caim (suas obras eram más) e a ação do Maligno, a quem Caim pertencia. Jesus, em referência a Satanás diz: “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir” (João 10.10). E em João 8.44, Jesus afirma que o diabo “foi homicida desde o princípio”. O apóstolo Paulo nos alerta sobre “o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência” (Efésios 2.2). Há, portanto, uma poderosa realidade espiritual por detrás desses atos de maldade.

Jesus é a solução! Cristo veio para salvar o homem. E salvar do que? Da própria condição pecaminosa que o afasta de Deus e traz consequências tão devastadoras. Em um mundo onde reina a morte, Ele nos promete: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (João 10.10). A única coisa que pode efetivamente tratar a raiz do mal humano é a pessoa do Senhor Jesus Cristo. Ele deu a Sua vida pelos seus, para que o Espírito Santo pudesse habitar no coração humano. Ele deu a Sua vida para que Satanás pudesse ser derrotado (João 12.31). Este é o sentido da Páscoa. Jesus venceu a morte e agora, nEle, podemos encontrar vitória em um mundo perdido!

No comments:

Post a Comment