Friday, March 26, 2010

Hosana ao Filho de Davi!

Os evangelhos narram um momento especialmente significativo no cumprimento profético acerca do Messias, quando uma numerosa multidão saúda a chegada de Jesus a Jerusalém com ramos de palmeiras clamando: “Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor e que é Rei de Israel!” (Jo 12.13). O texto registra o cumprimento de uma profecia encontrada no livro do profeta Zacarias 9.9: “Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém: eis aí te vem o teu Rei, justo e salvador, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de jumenta” e o cântico Hosana corresponde ao versículo 26 do Salmo 118. Os vs. 17 e 18 mostram que a multidão conhecia seus milagres e por isso o exaltaram.

O inacreditável diante de tamanha aclamação é que Jesus seria preso, condenado e morto nesta mesma semana diante da mesma multidão que, então, passaria a gritar: “Crucifica-o! Crucifica-o!” E ainda que Pilatos perguntasse: “Ei de crucificar o vosso rei?” (Jo 19.15) a multidão continuaria impassiva exigindo a morte de Jesus. Como é enganoso o coração humano! Como é possível sermos tão instáveis? Como diz Tiago: “de uma só boca procede bênção e maldição” (3.10).

Antes de sermos juízes daquela multidão, devemos olhar para a trave que está em nosso próprio olho e constatar que é muito fácil agirmos da mesma maneira. Creio que compartilhamos do mesmo pecado todas as vezes que: 01) não confessamos o nome de Jesus diante dos homens (Mt 10.32-33); 02) vivemos vida dupla (uma na igreja e outra fora dela) (Is 1.15); 3) deixamos o pecado reinar em nosso corpo mortal, motivo pelo qual Jesus foi crucificado (Rm 6.12-14).

Deste modo, é preciso que, nesta data em que a Páscoa se aproxima, façamos uma reflexão sobre as nossas vidas. É possível que, dentro da igreja, estejamos louvando a Deus com cânticos espirituais e orações, quando durante a semana gritamos: - Crucifica-o! Crucifica-o! através de uma postura completamente distante do Senhor Jesus. Viver com Cristo exige fidelidade e coerência de nossa parte! Sem isso, tudo o que fizermos para Ele será pura palha (“Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim” - Mc 7.6)

Lembre-se: “Se alguém me serve, siga-me, e, onde eu estou, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, o Pai o honrará” (Jo 12.25). Você está disposto a servir ao Mestre, ainda que o seu caminho passe pelo Gólgota? Pense nisto!

Paulo César N Santos

No comments:

Post a Comment